Temas relevantes a nossa Sociedade e Vida. Política, Cultura, Arte, Economia... A realidade de um ponto de vista diferente e sem interesses... Valorizando o social e o meio-ambiente.
domingo, 28 de setembro de 2008
Por quê ainda acreditamos no Estado? 1ª Parte: 2º Ciclo da Borracha.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Realidade e os Recursos Hidrícos e Naturais.
“Muitas pessoas não percebem, mas o homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do meio ambiente saudável para ter uma vida salubre. É certo que qualquer dano causado ao meio ambiente provoca prejuízos à saúde pública e vice-versa” (CUNHA, 2005) .
O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada. As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Segundo sitio Boa Saúde os principais focos de contaminação das águas subterrâneas, são: 1 - Lixos e cemitérios; 2 - Postos e fossas; 3 - Agrotóxicos e fertilizantes; 4 - Rejetos e aterros industriais; e 5 - Rebaixamento do lençol freático.
A economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas conseqüências num futuro pouco distante.
Preservar o meio ambiente envolve questões diversas, como conscientização sobre a natureza, manutenção dos recursos naturais, melhoria da qualidade de vida, analisar problemas e procurar soluções para questões simples, como o que fazer para reduzir o lixo que vem se acumulando e degradando a Natureza. O objetivo é a conscientização de todos sobre a grande importância da colaboração, pois, a comunidade não é bem informada e necessita abrir os olhos. Além de procurar desenvolver uma consciência coletiva preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhe são associados na busca de soluções.
Reciclagem do lixo
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. O lixo orgânico também pode ser transformado e utilizado na agricultura e em hortas domésticas, como adubo orgânico ou biofertilizantes, reduzindo o uso agrotóxicos e pesticidas químicos industrializados, que contaminam lençóis freáticos, rios, lagos e igarapés.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.
O papel do Estado e da Sociedade
O Estado aqui representado pelos poderes constituídos do município de Porto Velho, e a sociedade pelas entidades e pessoas da região. É papel do município através dos órgãos competentes formular e principalmente implementar políticas públicas. E um tema como a preservação do meio ambiente deve ter tratamento especial, principalmente por se tratar de um município situado na Amazônia, Porto Velho, tanto por parte dos organismos governamentais e também da sociedade organizada. Esta deve através do controle social, fiscalizar as ausências e falhas do Estado, e também propor políticas, pelos meios legais, políticos e sociais. Não deixaremos de cumprir nosso dever enquanto sociedade organizada e cidadãos brasileiros que somos.
Realidade!
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Para todos os Brasileiros e principalmente para os amazônidas.
Ex-senador americano Al Gore, 1989.
Se a Amazônia não é dos brasileiros que aqui moram e vivem, de quem é? dos Estados Uniddos? dos Ingleses? ou será dos argentinos? ...
Responda a enquete.
Sociedade & Auto-Engano
domingo, 21 de setembro de 2008
Citações, Fidel.
domingo, 14 de setembro de 2008
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
O Inicio de tudo...
Leia, critique, dê sugestões, deixe comentários, reflita, faça a diferença... Obrigado pela visita!